Nosso entrevistado é o advogado Valmir Carrilho Marciano. Casado com a enfermeira Cidinha, pai do Arthur (acadêmico de Direito) e da pequena Laura. Especializado na área trabalhista, concilia seu renomado escritório de advocacia com a função pública na Agência Regional do ministério do Trabalho. Conhece, como poucos, a realidade dos trabalhadores brasileiros – e dos taquaritinguenses em especial. É na defesa deles que fundamenta sua atuação política. Em 2008, foi CANDIDATO A VEREADOR pelo PT e, mesmo não sendo eleito, obteve boa votação, elogiada pela direção do partido. O tema principal da conversa interessa a todos: emprego! |
Tendência Municipal: Que análise faz da situação dos trabalhadores e trabalhadoras de Taquaritinga?
Valmir Carrilho Marciano: Infelizmente, o quadro não é nada animador. Taquaritinga está caminhando, rapidamente, para se transformar em “cidade dormitório”, ou seja, as pessoas trabalham em outras cidades e só voltam para dormir. Essa situação se dá pela falta de opções, que necessariamente passa pelo nosso governo municipal, que pouco tem feito para que esse quadro se altere.
TM: De que modo um governo municipal pode contribuir para gerar mais e melhores empregos?
Valmir: Eu sempre disse que temos que encontrar um caminho (uma especialidade), seja na área industrial, seja na área de serviços, enfim, seguir o exemplo de outras cidades, como Ibitinga, a “capital do bordado”; Tabatinga do “bicho de pelúcia”; Sertãozinho das “industriais”, etc. Apenas como hipótese, podemos citar o carnaval, que é a maior festa popular de Taquaritinga e uma das maiores da região e mesmo do Estado – guardadas as devidas proporções, funciona mais ou menos como o carnaval da Bahia. Portanto, a festa deveria receber incentivos para que nossos comerciantes, prestadores de serviços – restaurantes, postos de combustíveis, imóveis alugados (“repúblicas”), ambulantes, etc. – pudessem ter uma receita melhor. De que forma se processaria isso? Pode ser com competições entre as “repúblicas”, com chamadas na TV convidando a região para vir para cá, promover outros eventos fora de época, etc. Mas, o que vemos é o governo municipal ameaçando não destinar verbas para os blocos, escolas de samba, terminando com o “carnaval” do mês de agosto, que trazia muita gente para Taquaritinga, enfim, não encontramos um caminho. E nossos filhos, irmãos, amigos, estão indo embora, gastando seus recursos em outros municípios.
TM: Como avalia a gestão Dilma na questão trabalhista?
Valmir: O governo Dilma começou com um legado deixado pelo Governo Lula que, sem dúvida, foi o melhor governo da historia do Brasil, pois fez o que jamais foi feito: incluiu os pobres, conseguiu resgatar da miserabilidade milhões de brasileiros que passaram a ter voz. Portanto, basta seguir o que estava sendo feito e, acima de tudo, ser intransigente com a corrupção, pois prefiro que o governo Dilma demita um ministro corrupto por dia a permitir desmandos contra o sofrido povo brasileiro! E digo mais: não basta demitir ministro, se deve processar e se for o caso, condenar quem se valeu do cargo para obter vantagens pessoais. Só deixo uma questão no ar: será que nos governos anteriores aos do PT não havia corrupção ou a imprensa, na sua grande maioria, era conivente com os desmandos?
TM: Você foi candidato a vereador em 2008. Quais os planos para 2012?
Valmir: Primeiramente, quero aproveitar essa oportunidade para agradecer às mais de 200 pessoas que confiaram em mim, muitos delas sem ao menos ter tido qualquer contato comigo durante a campanha, pois foi uma campanha sem recursos financeiros para investimentos em publicidade, etc. Recebi os votos das pessoas que conheciam meu histórico de vida. Quanto a 2012, estou pronto para servir ao meu partido e à minha cidade e muito esperançoso que possamos ter um melhor desempenho, pois tenho ouvido muitas coisas boas sobre todos os nossos pré- candidatos.