segunda-feira, 2 de maio de 2011

Entrevista: João Milton Aiéllo




 


Apresentamos a entrevista com João Milton Horta de Lima Aiéllo, renomado cirurgião-dentista de nossa cidade, casado com a diretora de escola Ana Lúcia Santaella e pai da Letícia. Nos anos 1980, João Milton esteve próximo de se tornar atleta profissional, mostrou seu prodigioso futebol nas categorias de base do Flamengo, no Rio de Janeiro. Abandonou os estádios para se dedicar à odontologia, sua outra paixão. Nunca se afastou dos gramados, é considerado um “craque” nas competições amadoras.


Candidato a vereador em 2008 pelo PSDB da base aliada do prefeito Paulo Delgado, obteve expressiva votação, que o lançou, definitivamente, na política local. Foi diretor municipal dos Esportes e, depois, saiu do PSDB para ajudar a reorganizar o Partido da República (PR), tornando-se vice-presidente do diretório municipal. Aos 42 anos, está no auge de sua capacidade profissional e intelectual. Discreto, tem bom trânsito em todas as camadas da população e nas mais diversas entidades da sociedade civil, respeitado por políticos de todos os partidos por sua lealdade e sinceridade. Não há quem não veja nele um cidadão de bem.


Tendência Municipal: Você vem de uma família com tradição política, seu avô, João Aiéllo, e seu pai, Hamilton, foram vereadores, e seu irmão, Augusto, é dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Taquaritinga. Por que resolveu se enveredar pelo mundo da política?

João Milton Aiéllo: A princípio, decidi entrar para a política a pedido de meu pai, de meu irmão e de alguns amigos que acreditam que a maneira como encaro a vida com alegria, dedicação ao próximo, podendo ajudar a todos os que me procuram de uma maneira justa, que fique dentro de minhas possibilidades, pudesse ser levada para o meio político, introduzindo um novo estilo, com mais imparcialidade e verdadeira dedicação à população.

TM: Como descreve sua passagem pela diretoria municipal dos Esportes?

João Milton: Na verdade foi uma passagem meio frustrante. Assumi o cargo no início da famosa crise financeira mundial, onde repercutiu também aqui em nossa cidade. Na época, a diretoria municipal de Esportes, que já não tinha um grande apoio, ficou um pouco isolada e sem a ajuda no setor ficou difícil qualquer planejamento que entendíamos que pudesse ser realizado.

TM: No Brasil, o desporto tomou grandes proporções com a vinda dos dois maiores eventos mundiais, a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). Em Taquaritinga, o assunto também está evidência, uma vez que a cidade sediará os Jogos Regionais. Como aproveitar esse ambiente favorável para melhorar as condições de vida dos jovens de nossa cidade?

João Milton: A vinda dos Jogos Regionais é uma grande – e umas das poucas – oportunidades que aparecem para o desenvolvimento estrutural esportivo de um município, com a arrecadação de verbas federal e estadual para a construção de novos ginásios, de preferência nos bairros mais afastados, além da remodelação das praças esportivas já existentes para que possam ser usufruídas pela população nos próximos anos.

Mas, pelo que vemos até agora, só temos que torcer para não passar vergonha diante de cidades que estarão aqui prestigiando esse evento. Outro tópico seria de tentar encaminhar novamente os jovens para a prática da atividade esportiva, que, tirando o futebol e o futsal, nossa cidade está bem abaixo no número de atletas de outras modalidades em relação às cidades vizinhas.

TM: Conte-nos um pouco de sua experiência num dos mais tradicionais clubes de futebol do mundo, o Flamengo, nos anos 1980.

João Milton: Fui para o Rio de Janeiro pela primeira vez assistir ao primeiro Rock in Rio em 1985 e, numa das peladas de praia, meu primo, que era presidente de uma torcida do Flamengo, me disse que eu ainda iria jogar no clube. No ano seguinte, por intermédio de um olheiro, fui à Gávea e lá fiquei por 2 anos, tempo suficiente para aprender mais sobre a vida. Comecei, então, a sentir as dificuldades que os jovens enfrentam para tentarem um futuro melhor, com algumas alegrias e muitas frustrações. Mas foi uma experiência pessoal que traz ótimas recordações até hoje.

TM: Voltando à política, o seu partido, o PR, faz parte da base de sustentação da presidente Dilma, ao lado de PT, PMDB, PSB, PCdoB, PDT. Em Taquaritinga, qual será o posicionamento do partido nas eleições municiais do ano que vem? Pretende se candidatar a vereador?

João Milton: Eu não gostaria de responder pelo partido, já que o presidente é o Valentin da Luz, e também porque ainda não tivemos nenhuma reunião nesse sentido. Sobre minha posição pessoal, se eu tivesse que dar minha resposta definitiva, hoje, eu não seria candidato a vereador, mas não descarto apoiar alguém que realmente se mostre com verdadeira vontade de defender os interesses de Taquaritinga, que tenha um mínimo de conhecimento das leis municipais e que seja imparcial mediante as pospostas do prefeito

Um comentário: