quinta-feira, 14 de abril de 2011

Entrevista: Ico Curti




 

Nosso entrevistado de hoje é Antonio Fernando de Almeida Curti, o Ico, sociólogo e professor, diretor da Agência do ministério do Trabalho de Taquaritinga. Fundador do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Taquaritinga, foi vereador por dois mandatos e é uma das principais lideranças do PT na cidade.

Tendência Municipal: Ico, e o PT em Taquaritinga?

Ico Curti: O PT em Taquaritinga está reencontrando sua proposta original, ou seja, um partido de forte inserção social, de atuação permanente e não apenas em vésperas de eleições. Nesse sentido, existe um projeto em andamento e logo teremos grandes novidades.

TM: Você poderia adiantar alguma coisa desse projeto?

Ico: Sim. Nesse projeto, por exemplo, está previsto o fortalecimento do partido através da filiação de um número significativo de pessoas, tanto quantitativamente, mas, principalmente, qualitativamente. São homens e mulheres que, somados aos já presentes, vão viabilizar a execução desse projeto que passa pela definição de propostas de atuação específicas para as áreas de educação, saúde, cultura, etc. Coisas que podem ser feitas independente de o PT estar no poder ou não. É nossa obrigação dar essa contribuição para Taquaritinga.

TM: E quem são esses novos filiados? Tem surpresas?

Ico: Vamos com calma. Está sendo programado um ato público, provavelmente para o início de maio, quando virão alguns dirigentes do partido para abonar as novas filiações. Posso garantir que vai ser uma coisa legal.

TM: É aí que entra a candidatura do Dr. Fúlvio Zuppani para prefeito pelo PT?

Ico: É aí que entra a filiação do Dr. Fúlvio no PT. Realmente, estivemos conversando com o Fúlvio, que foi formalmente convidado a se filiar ao PT, principalmente porque ele sempre teve uma atuação muito forte na área social, independente da política. Sempre fez um trabalho muito bom, seja através de entidade filantrópica, seja através da sua religião e, mais recentemente, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde faz um importante trabalho na área de saúde, suprindo, muitas vezes, as deficiências da saúde pública municipal.

Evidente que o Fúlvio seria um excelente candidato a prefeito em 2012, assim como outros companheiros do PT e desse pessoal que vai entrar, e tem muita gente boa. Mas a nossa prioridade, assim como a do Fúlvio, não é essa, pelo menos agora. O que queremos, nesse momento, é encontrar maneiras de contribuir, mesmo sem estarmos no poder, para melhorar a qualidade de vida de nossa população.

TM: Falando em qualidade de vida da população, qual a avaliação que você faz da atual administração?

Ico: Não é fácil fazer uma análise assim rapidamente, com poucas palavras, mas eu diria que a qualidade de vida, nessa segunda gestão, não é a mesma da proporcionada na primeira. As queixas da população, de um modo geral, têm sido mais frequentes, o que, de certa forma, é natural, embora o presidente Lula tenha contrariado essa tendência ao aumentar sua aprovação no final do segundo mandato.

Independente da opinião individual de cada um, pensando em termos gerais, a primeira administração do Paulinho Delgado foi aprovada, tanto que foi reeleito por uma margem significativa de votos. Alguns fatores contribuíram para o declínio no segundo mandato. Eu gostaria de citar pelo menos um, deixando claro que é uma opinião pessoal minha, pois não estou autorizado a falar em nome do partido.

Quando, surpreendentemente, o Paulinho venceu a primeira eleição, trazendo a marca da novidade na política local, os famosos interesseiros começaram a se aproximar dele. Devagarzinho, esse pessoal, que por sinal é muito esperto, foi tomando conta da administração. Acontece que essas pessoas, normalmente, são incompetentes, e, o mais grave, cobram um preço muito alto pelo apoio, o que acaba atrapalhando bastante o trabalho do prefeito que, evidentemente, não pode dar conta de tudo. Tem que delegar. E aí a coisa começou a desandar.

TM: Mas não seria então uma questão de afastar essas pessoas?

Ico: Nem é preciso. Essas pessoas são as primeiras a caírem quando o barco começa a afundar. Conheço bem esse comportamento, são pessoas que já passaram por todos os lados da política local. Observe como tem um monte de gente que até outro dia apoiava o prefeito e, agora, se apressa em “meter o pau”. Outros se mantêm ligados ao prefeito, mas por questões de conveniência e não por convicção política. E nesse barco tem peixe miúdo e peixe graúdo.

Assim como a corrupção, um dos grandes males da política é o oportunismo. A população tem que observar bem, identificar essas pessoas e bani-las do cenário político.

TM: O PT está disposto a fazer coligações ou buscará um caminho próprio, isolado?

Ico: Aprendemos com o ex-presidente Lula e, agora, com a presidente Dilma, que é possível firmar coligações e construir consensos sem se afastar do projeto original, que é melhorar a gestão pública e avançar nas conquistas sociais.

O PT, em Taquaritinga, a priori, não tem “restrição absoluta” a nenhum partido, desde que seja da base aliada do governo federal ou que esteja de acordo com as diretrizes dos diretórios nacional e estadual. É certo, porém, que não abriremos mão de nossos princípios para vencer as eleições. Isso eu garanto!

5 comentários:

  1. Companheiro Ico Curti sem dúvida é o melhor representante do PT. Falou tudo! É isso aí Icoo!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em ler palavras como essas, são pessoas assim que nos fazem acreditar que existe uma esperança e que convicção e honestidade são chaves para o desenvolvimento. Ainda existem pessoas que pensam no próximo e lutam pela igualdade. Ico Curti (Pai) sou sua fã número 1!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ico é uma pessoa admirável, sensato e generoso. Taquaritinga encontra-se na miséria ética, para consertar esse cenário instaurado, somente boa dose de generosidade, sensatez e ética na administração pública, e isso o entrevistado tem!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente Elton, as pessoas não dão muito valor à estes tipos de qualidades na hora de votar. As duas últimas eleições que ele concorreu para vereador teve uma votação relativamente baixa. Cada um sabe a escolha que faz, né?

    ResponderExcluir
  5. Ico, antes de ser um grande amigo, que tenho enorme prazer em encontrar, foi meu professor de História e teve papel muito importante na minha politização. Taquaritinga só ganha com ele. Um grande abraço.

    ResponderExcluir